A igreja dos Bultrins
Oficialmente organizada em 6 de dezembro de 1997, a Primeira Igreja Batista em Bultrins tem buscado sempre uma integração completa com a comunidade, articulando ações positivas para a melhoria das condições de vida da população. Dentro da comunidade, a igreja sempre se coloca como parceira e lugar de refúgio, sendo diariamente procurada pela comunidade em busca de uma palavra amiga ou de algum tipo de auxílio concreto.
A comunidade de Vila Esperança (inserida no coração dos Bultrins) é formada por cerca de 400 famílias sócio-economicamente carentes e uma população de aproximadamente 3.000 habitantes. Dispõe de uma creche e uma associação de moradores. Dentro da comunidade existe apenas a Escolinha Verde Esperança, um projeto da Igreja com os moradores da própria comunidade.
Na Vila Esperança, a maioria das pessoas não tem trabalho fixo, com carteira assinada. São biscateiros de diversas categorias, como guardadores de carro, domésticas, diaristas e vendedores ambulantes. Também as crianças desde cedo procuram ganhar algum dinheiro vendendo algum produto nos sinais de trânsito ou limpando pára-brisas de carros. Os poucos trabalhadores de carteira assinada ganham em geral o salário mínimo e têm grande dificuldade de sobreviver com essa renda.
O bairro dos Bultrins dispõe de 03 escolas públicas de ensino fundamental. Não há escolas de ensino médio. Na área de saúde, a comunidade dispõe de dois postos médicos, sendo um deles parte do programa “médico da família”.
Como igreja buscamos uma vivência prática, pois acreditamos na teologia da missão integral e na opção pelos empobrecidos como a proposta de Jesus para todos os seus discípulos. Cremos no Cristo que sempre se colocou do lado das vítimas.